Introdução
Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam da Antigüidade. Os jogos têm sua origem numa cerimônia em homenagem aos mortos, realizada pelos gregos, a cada quatro anos, na cidade de Olímpia.
A festa dos mortos ganhou fama, e Olímpia passou a receber um grande número de visitantes. Os sábios de Olímpia resolveram, então, promover disputas esportivas, paralelamente à festa religiosa, com o objetivo de promover a paz entre os clãs. Em 776 a.C., aconteceu o primeiro campeonato esportivo, que recebeu o nome de Jogos Olímpicos do Ekeheiria.
. As Olimpíadas tornaram-se um dos mais populares eventos do mundo grego. Os conflitos entre os povos eram suspensos em nome dos Jogos Olímpicos.
Nos Jogos da Antigüidade, realizados em nome de Zeus e Apolo, os gregos expunham a principal face de sua cultura social: o culto à beleza. O culto à beleza era tão grande que os atletas competiam nus, e considerava-se uma qualidade o fato de não sentirem vergonha dessa nudez, tal sua perfeição.
Apenas cidadãos gregos do sexo masculino tomavam parte nas competições. As mulheres e os escravos eram proibidos de participar. Não havia esportes coletivos, a disputa era individual, e fazer parte dos Jogos era considerado uma honra, apesar de se receber como prêmio apenas uma coroa de oliveira.
No século II a.C., a Grécia foi invadida pelos romanos. O imperador romano Teodósio I, em 393 d.C., proibiu todos os ritos e festejos panteístas, entre eles as Olimpíadas. Assim, os Jogos da Antigüidade chegaram ao fim.
Justificativa
Ao educar o jovem através da prática desportiva escolar estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.
Objetivos
As OLIMPÍADAS CIEP 377 têm por objetivos:
a) Fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos;
b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas Instituições de Ensino;
c) Desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes;
d) Contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte;
e) Garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer, mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos/atletas.
Desenvolvimento:
Os jogos olímpicos serão realizados nas dependências da escola (quadra de esporte, campinho, gramado e pátio).
As turmas do 1º ao 9º ano de escolaridade serão divididas em 2 equipes:
Verde: 2º, 3º, 5º, 6º, 7º, 9º
Amarela: 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 8º,
Branco: 1º ano – Dente de Leite (Competição entre eles)
Modalidades:
1º Segmento
2º Segmento
Dança (forró, samba, axé...)
Corrida (quadra)
Voleibol maluco (quadra)
Bola na Torre (pátio)
Queimada (pátio)
Futebol (quadra)
Cabo de guerra
Peteca (em frente à biblioteca)
Bola de gude (gramado)
Tênis de mesa (quadra)
Futsal
Tênis de Mesa
Queimada
Cabo de guerra
Dança
Corrida
Corrida com cones e bola
Vôlei maluco
Bola na cesta
Jogo de Damas
Modalidades para o 1º ano:
Amarelinha
Golzinho
Peteca
Bambolê
Cabo de Guerra
Corrida do ovo
Dança da cadeira
Obs.: Cada equipe terá um presidente e um vice-presidente responsáveis por pontualidade, disciplina, organização e etc.
Equipe Campeã – Será aquela que somar o maior nº de pontos em todas as modalidades de acordo com a tabela abaixo:
Vencedor – 10 pontos
Empate – 07 pontos
Derrota – 05 pontos
W.O. – (não comparecimento) – 0 ponto
Regulamento:
Cabo de Guerra – Irão participar 10 alunos para cada equipe. Sendo que a atividade terá duas etapas, 5 alunos de cada vez. Será a equipe vencedora aquela que derrubar o adversário primeiro.
Peteca – Irão participar 12 alunos, 6 de cada equipe formando duplas adversárias.
1. Duração – quem deixar cair 5 vezes a peteca no chão perde a competição (O jogo será realizado com 2 equipes de cada vez).
Damas – Somente três jogadores poderão representar cada equipe (três masculinos e três femininos). O jogador deverá se apresentar no local do jogo com a camisa da cor da sua equipe.
Voleibol Maluco – Serão utilizadas as mesmas regras do voleibol, porém será utilizado o bolão no lugar da bola de vôlei. Com duração de 20 min.
Futsal – Os jogos serão realizados em dois tempos de 10 min. sem intervalo e sem pedido de tempo.
Cada equipe poderá inscrever no máximo 10 jogadores.
Cada equipe deverá se apresentar nolocal do jogo 10 minutos antes do horário marcado, devidamente uniformizado (Camisa da cor da bandeira, short e tênis)
Queimada – Cada equipe deverá ter cinco atletas masculinos e cinco femininos.
1. Os jogos serão realizados em um único tempo de 20 minutos.
2. Vencerá a equipe que ao final tiver maior número de jogadores.
3. O jogador que for queimado deverá retornar ao seu campo, caso queime o jogador adversário.
4. Cada jogador só oderá ficar de posse de bola no máximo 3 segundos.
5. Cada equipe só poderá fazer três passes entre os seus jogadores (joguinho). Após o 3º passe, ele deverá tentar queimar o adversário.
6. Cada equipe deverá estar no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto. A equipe que não estiver no local do jogo no horário previsto perderá os pontos por w.o.
Tênis de Mesa – Cada turma poderá inscrever no máximo três jogadores. As partidas serão realizadas em ser único de 21 pontos. No 10º ponto de qualquer jogador, ele deverá trocar de lado.
1. A cada 7 pontos trocar os jogadores das duas equipes
2. Cada jogador poderá trazer sua própria raquete, porém a bola do jogo será fornecida pela organização.
3. Cada jogador deverá estar no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto devidamente uniformizado (tênis, camisa da cor da bandeira e short)
4. O jogador que não estiver no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto perderá os pontos por w.o.
Bola na Torre – Deverá ter 10 jogadores em cada equipe.
1. Os jogadores deverão estar com a camisa da cor da bandeira.
2. O jogo terá duração de 20 minutos.
Bola de Gude – Perderá o jogo o jogador que for atingido primeiro.
Público Alvo – Alunos do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental.
Cronograma – 14 à 18 de julho de 2008.
Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam da Antigüidade. Os jogos têm sua origem numa cerimônia em homenagem aos mortos, realizada pelos gregos, a cada quatro anos, na cidade de Olímpia.
A festa dos mortos ganhou fama, e Olímpia passou a receber um grande número de visitantes. Os sábios de Olímpia resolveram, então, promover disputas esportivas, paralelamente à festa religiosa, com o objetivo de promover a paz entre os clãs. Em 776 a.C., aconteceu o primeiro campeonato esportivo, que recebeu o nome de Jogos Olímpicos do Ekeheiria.
. As Olimpíadas tornaram-se um dos mais populares eventos do mundo grego. Os conflitos entre os povos eram suspensos em nome dos Jogos Olímpicos.
Nos Jogos da Antigüidade, realizados em nome de Zeus e Apolo, os gregos expunham a principal face de sua cultura social: o culto à beleza. O culto à beleza era tão grande que os atletas competiam nus, e considerava-se uma qualidade o fato de não sentirem vergonha dessa nudez, tal sua perfeição.
Apenas cidadãos gregos do sexo masculino tomavam parte nas competições. As mulheres e os escravos eram proibidos de participar. Não havia esportes coletivos, a disputa era individual, e fazer parte dos Jogos era considerado uma honra, apesar de se receber como prêmio apenas uma coroa de oliveira.
No século II a.C., a Grécia foi invadida pelos romanos. O imperador romano Teodósio I, em 393 d.C., proibiu todos os ritos e festejos panteístas, entre eles as Olimpíadas. Assim, os Jogos da Antigüidade chegaram ao fim.
Justificativa
Ao educar o jovem através da prática desportiva escolar estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.
Objetivos
As OLIMPÍADAS CIEP 377 têm por objetivos:
a) Fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos;
b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas Instituições de Ensino;
c) Desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes;
d) Contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte;
e) Garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer, mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos/atletas.
Desenvolvimento:
Os jogos olímpicos serão realizados nas dependências da escola (quadra de esporte, campinho, gramado e pátio).
As turmas do 1º ao 9º ano de escolaridade serão divididas em 2 equipes:
Verde: 2º, 3º, 5º, 6º, 7º, 9º
Amarela: 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 8º,
Branco: 1º ano – Dente de Leite (Competição entre eles)
Modalidades:
1º Segmento
2º Segmento
Dança (forró, samba, axé...)
Corrida (quadra)
Voleibol maluco (quadra)
Bola na Torre (pátio)
Queimada (pátio)
Futebol (quadra)
Cabo de guerra
Peteca (em frente à biblioteca)
Bola de gude (gramado)
Tênis de mesa (quadra)
Futsal
Tênis de Mesa
Queimada
Cabo de guerra
Dança
Corrida
Corrida com cones e bola
Vôlei maluco
Bola na cesta
Jogo de Damas
Modalidades para o 1º ano:
Amarelinha
Golzinho
Peteca
Bambolê
Cabo de Guerra
Corrida do ovo
Dança da cadeira
Obs.: Cada equipe terá um presidente e um vice-presidente responsáveis por pontualidade, disciplina, organização e etc.
Equipe Campeã – Será aquela que somar o maior nº de pontos em todas as modalidades de acordo com a tabela abaixo:
Vencedor – 10 pontos
Empate – 07 pontos
Derrota – 05 pontos
W.O. – (não comparecimento) – 0 ponto
Regulamento:
Cabo de Guerra – Irão participar 10 alunos para cada equipe. Sendo que a atividade terá duas etapas, 5 alunos de cada vez. Será a equipe vencedora aquela que derrubar o adversário primeiro.
Peteca – Irão participar 12 alunos, 6 de cada equipe formando duplas adversárias.
1. Duração – quem deixar cair 5 vezes a peteca no chão perde a competição (O jogo será realizado com 2 equipes de cada vez).
Damas – Somente três jogadores poderão representar cada equipe (três masculinos e três femininos). O jogador deverá se apresentar no local do jogo com a camisa da cor da sua equipe.
Voleibol Maluco – Serão utilizadas as mesmas regras do voleibol, porém será utilizado o bolão no lugar da bola de vôlei. Com duração de 20 min.
Futsal – Os jogos serão realizados em dois tempos de 10 min. sem intervalo e sem pedido de tempo.
Cada equipe poderá inscrever no máximo 10 jogadores.
Cada equipe deverá se apresentar nolocal do jogo 10 minutos antes do horário marcado, devidamente uniformizado (Camisa da cor da bandeira, short e tênis)
Queimada – Cada equipe deverá ter cinco atletas masculinos e cinco femininos.
1. Os jogos serão realizados em um único tempo de 20 minutos.
2. Vencerá a equipe que ao final tiver maior número de jogadores.
3. O jogador que for queimado deverá retornar ao seu campo, caso queime o jogador adversário.
4. Cada jogador só oderá ficar de posse de bola no máximo 3 segundos.
5. Cada equipe só poderá fazer três passes entre os seus jogadores (joguinho). Após o 3º passe, ele deverá tentar queimar o adversário.
6. Cada equipe deverá estar no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto. A equipe que não estiver no local do jogo no horário previsto perderá os pontos por w.o.
Tênis de Mesa – Cada turma poderá inscrever no máximo três jogadores. As partidas serão realizadas em ser único de 21 pontos. No 10º ponto de qualquer jogador, ele deverá trocar de lado.
1. A cada 7 pontos trocar os jogadores das duas equipes
2. Cada jogador poderá trazer sua própria raquete, porém a bola do jogo será fornecida pela organização.
3. Cada jogador deverá estar no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto devidamente uniformizado (tênis, camisa da cor da bandeira e short)
4. O jogador que não estiver no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto perderá os pontos por w.o.
Bola na Torre – Deverá ter 10 jogadores em cada equipe.
1. Os jogadores deverão estar com a camisa da cor da bandeira.
2. O jogo terá duração de 20 minutos.
Bola de Gude – Perderá o jogo o jogador que for atingido primeiro.
Público Alvo – Alunos do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental.
Cronograma – 14 à 18 de julho de 2008.
0 comentários:
Postar um comentário