quarta-feira, 14 de maio de 2008

Olimpíadas CIEP 377


Introdução

Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam da Antigüidade. Os jogos têm sua origem numa cerimônia em homenagem aos mortos, realizada pelos gregos, a cada quatro anos, na cidade de Olímpia.
A festa dos mortos ganhou fama, e Olímpia passou a receber um grande número de visitantes. Os sábios de Olímpia resolveram, então, promover disputas esportivas, paralelamente à festa religiosa, com o objetivo de promover a paz entre os clãs. Em 776 a.C., aconteceu o primeiro campeonato esportivo, que recebeu o nome de Jogos Olímpicos do Ekeheiria.
. As Olimpíadas tornaram-se um dos mais populares eventos do mundo grego. Os conflitos entre os povos eram suspensos em nome dos Jogos Olímpicos.
Nos Jogos da Antigüidade, realizados em nome de Zeus e Apolo, os gregos expunham a principal face de sua cultura social: o culto à beleza. O culto à beleza era tão grande que os atletas competiam nus, e considerava-se uma qualidade o fato de não sentirem vergonha dessa nudez, tal sua perfeição.
Apenas cidadãos gregos do sexo masculino tomavam parte nas competições. As mulheres e os escravos eram proibidos de participar. Não havia esportes coletivos, a disputa era individual, e fazer parte dos Jogos era considerado uma honra, apesar de se receber como prêmio apenas uma coroa de oliveira.
No século II a.C., a Grécia foi invadida pelos romanos. O imperador romano Teodósio I, em 393 d.C., proibiu todos os ritos e festejos panteístas, entre eles as Olimpíadas. Assim, os Jogos da Antigüidade chegaram ao fim.


Justificativa

Ao educar o jovem através da prática desportiva escolar estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.

Objetivos

As OLIMPÍADAS CIEP 377 têm por objetivos:
a) Fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos;
b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas Instituições de Ensino;
c) Desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes;
d) Contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte;
e) Garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer, mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos/atletas.


Desenvolvimento:

Os jogos olímpicos serão realizados nas dependências da escola (quadra de esporte, campinho, gramado e pátio).
As turmas do 1º ao 9º ano de escolaridade serão divididas em 2 equipes:

Verde: 2º, 3º, 5º, 6º, 7º, 9º
Amarela: 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 8º,

Branco: 1º ano – Dente de Leite (Competição entre eles)


Modalidades:

1º Segmento

2º Segmento

Ÿ Dança (forró, samba, axé...)
Ÿ Corrida (quadra)
Ÿ Voleibol maluco (quadra)
Ÿ Bola na Torre (pátio)
Ÿ Queimada (pátio)
Ÿ Futebol (quadra)
Ÿ Cabo de guerra
Ÿ Peteca (em frente à biblioteca)
Ÿ Bola de gude (gramado)
Ÿ Tênis de mesa (quadra)

Ÿ Futsal
Ÿ Tênis de Mesa
Ÿ Queimada
Ÿ Cabo de guerra
Ÿ Dança
Ÿ Corrida
Ÿ Corrida com cones e bola
Ÿ Vôlei maluco
Ÿ Bola na cesta
Ÿ Jogo de Damas


Modalidades para o 1º ano:

Ÿ Amarelinha
Ÿ Golzinho
Ÿ Peteca
Ÿ Bambolê
Ÿ Cabo de Guerra
Ÿ Corrida do ovo
Ÿ Dança da cadeira

Obs.: Cada equipe terá um presidente e um vice-presidente responsáveis por pontualidade, disciplina, organização e etc.

Equipe Campeã – Será aquela que somar o maior nº de pontos em todas as modalidades de acordo com a tabela abaixo:

Ÿ Vencedor – 10 pontos
Ÿ Empate – 07 pontos
Ÿ Derrota – 05 pontos
Ÿ W.O. – (não comparecimento) – 0 ponto


Regulamento:

Ÿ Cabo de Guerra – Irão participar 10 alunos para cada equipe. Sendo que a atividade terá duas etapas, 5 alunos de cada vez. Será a equipe vencedora aquela que derrubar o adversário primeiro.

Ÿ Peteca – Irão participar 12 alunos, 6 de cada equipe formando duplas adversárias.
1. Duração – quem deixar cair 5 vezes a peteca no chão perde a competição (O jogo será realizado com 2 equipes de cada vez).

Ÿ Damas – Somente três jogadores poderão representar cada equipe (três masculinos e três femininos). O jogador deverá se apresentar no local do jogo com a camisa da cor da sua equipe.

Ÿ Voleibol Maluco – Serão utilizadas as mesmas regras do voleibol, porém será utilizado o bolão no lugar da bola de vôlei. Com duração de 20 min.

Ÿ Futsal – Os jogos serão realizados em dois tempos de 10 min. sem intervalo e sem pedido de tempo.

Ÿ Cada equipe poderá inscrever no máximo 10 jogadores.

Ÿ Cada equipe deverá se apresentar nolocal do jogo 10 minutos antes do horário marcado, devidamente uniformizado (Camisa da cor da bandeira, short e tênis)

Ÿ Queimada – Cada equipe deverá ter cinco atletas masculinos e cinco femininos.
1. Os jogos serão realizados em um único tempo de 20 minutos.
2. Vencerá a equipe que ao final tiver maior número de jogadores.
3. O jogador que for queimado deverá retornar ao seu campo, caso queime o jogador adversário.
4. Cada jogador só oderá ficar de posse de bola no máximo 3 segundos.
5. Cada equipe só poderá fazer três passes entre os seus jogadores (joguinho). Após o 3º passe, ele deverá tentar queimar o adversário.
6. Cada equipe deverá estar no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto. A equipe que não estiver no local do jogo no horário previsto perderá os pontos por w.o.
Ÿ Tênis de Mesa – Cada turma poderá inscrever no máximo três jogadores. As partidas serão realizadas em ser único de 21 pontos. No 10º ponto de qualquer jogador, ele deverá trocar de lado.
1. A cada 7 pontos trocar os jogadores das duas equipes
2. Cada jogador poderá trazer sua própria raquete, porém a bola do jogo será fornecida pela organização.
3. Cada jogador deverá estar no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto devidamente uniformizado (tênis, camisa da cor da bandeira e short)
4. O jogador que não estiver no local do jogo 10 minutos antes do horário previsto perderá os pontos por w.o.

Ÿ Bola na Torre – Deverá ter 10 jogadores em cada equipe.
1. Os jogadores deverão estar com a camisa da cor da bandeira.
2. O jogo terá duração de 20 minutos.

Ÿ Bola de Gude – Perderá o jogo o jogador que for atingido primeiro.

Público Alvo – Alunos do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental.
Cronograma – 14 à 18 de julho de 2008.

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