quarta-feira, 14 de maio de 2008

Material de Apoio






Material de apoio
Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como os Jogos da XXIX Olimpíada, serão realizadas em Pequim na República Popular da China de 8 a 24 de Agosto de 2008, com a cerimônia de abertura marcada para acontecer às 8:08 da noite em 8 de Agosto de 2008 (o número 8 tem significado de prosperidade na cultura chinesa). Alguns eventos serão realizados em instalações construídas em cidades vizinhas e na cidade litorânea de Qingdao. Os eventos eqüestres serão sediados em Hong Kong, tornando-se a segunda vez na história que os Jogos Olímpicos serão realizados em dois Comitês Olímpicos Nacionais (CON) diferentes.
Processo de candidatura
Pequim foi eleita cidade sede em 13 de Julho de 2001, durante a 112ª reunião do COI em Moscou, deixando para trás Toronto, Paris, Istambul e Osaka. Antes da reunião, cinco outras cidades declararam-se candidatas, mas não chegaram a ser escolhidas como finalistas em 2000: Bangkok, Cairo, Havana, Kuala Lumpur e Sevilha.












Na primeira rodada da votação, apenas Pequim, Toronto, Paris e Istambul ficaram; Osaka foi eliminada após receber apenas 6 votos. Na segunda rodada, Pequim recebeu votos suficientes para conseguir maioria absoluta, e nenhuma rodada subsequente de votações foi necessária[2]. Apesar de algumas pessoas alegarem que as candidaturas de Paris e Toronto fossem tecnicamente superiores, o COI, sob Juan Antonio Samaranch, foi especialmente simpático e ansioso para ver a China, o país mais populoso do mundo, sediar o Movimento Olímpico. Enquanto muitas nações ficaram felizes com a decisão, muitos grupos independentes objetaram, argumentando que o histórico de direitos humanos na China tornava-a inapta para a honraria. Para silenciar preocupações a esse respeito, Pequim escolheu o lema de "Nova Pequim, Grandes Olimpíadas" com o objetivo de enfatizar o movimento do país rumo a novos ideais para o novo milênio.



Mascote
Os Fuwa consistem de cinco membros que incorporam peixe, panda-gigante, fogo, chiru, e andorinhas. Eles aproximadamente correspondem aos Cinco elementos da filosofia chinesa: Água, metal, Fogo, Madeira, e Terra, mas nenhum deles representa metal e céu como um elemento. Cada Fuwa possui como sua cor primária uma das cinco cores da Bandeira olímpica. Os cinco Fuwa são chamados de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, e Nini. Quando a primeira sílaba de cada um dos cinco nomes são ditas juntas o resultado é a frase em chinês (Běijīng huānyíng nĭ) que sigüinifica "Pequim recebe você".



Relação dos 5 Fuwa


Beibei

Sexo: feminino.Anel olímpico: azul.Elemento: água.Personagem: peixe.Ideal representado: prosperidade.Esportes representados: esportes aquáticos.Inspiração cultural: decoração tradicional do ano novo chinês de uma lótus e peixe; peixe desenhado a partir de artefatos neolíticos.


Jingjing

Sexo: masculino.Anel olímpico: preto.Elemento: madeira.Personagem: panda gigante.Ideal representado: felicidade.Esportes representados: levantamento de peso, judô, esportes de força.Inspiração cultural: panda gigante; porcelana da dinastia Song.


Huanhuan

Sexo: masculino.Anel olímpico: vermelho.Elemento: fogo.Personagem: flama olímpica.Ideal representado: paixão.Esportes representados: esportes com bola.Inspiração cultural: fogo desenhado nas grutas Mogao.


Yingying

Sexo: masculino.Anel olímpico: amarelo.Elemento: terra.Personagem: antílope tibetano.Ideal representado: saúde.Esportes representados: atletismo.Inspiração cultural: antílope tibetano, vestimentas étnicas tibetanas.


Nini

Sexo: feminino.Anel olímpico: verde.Elemento: céu.Personagem: andorinha.Ideal representado: boa sorte.Esportes representados: ginástica.Inspiração cultural: as andorinhas.


Símbolo Olímpico
O símbolo Olímpico é constituído por 5 anéis (os anéis Olímpicos) da mesma dimensão, entrelaçados da esquerda para a direita, estando situados na parte superior os anéis azul, preto e vermelho, e na parte inferior, os anéis amarelo e verde. Pode ser utilizado na versão original (5 cores) ou em versões monocromáticas.
O símbolo Olímpico representa a união dos cinco continentes e o encontro dos atletas de todo o mundo, mantendo a disposição e a forma do modelo apresentado pelo barão Pierre de Coubertin, em 1914, no Congresso Olímpico de Paris, mantendo-se o símbolo original na sede do Comité Olímpico Internacional.


Emblemas Olímpicos
São considerados emblemas Olímpicos todos os logótipos que integrem o símbolo Olímpico na sua composição. São exemplo os logótipos das diferentes edições dos Jogos Olímpicos, os logótipos dos diferentes Comités Olímpicos Nacionais e os logótipos das candidaturas a futuros Jogos Olímpicos.


Bandeira Olímpica
A bandeira Olímpica consta de fundo branco sem orla, figurando no centro da bandeira, o símbolo Olímpico nas suas 5 cores, na proporção da bandeira Olímpica original, apresentada no Congresso de Paris, em 1914, pelo barão Pierre de Coubertin.
Lema Olímpico
O lema Olímpico "Citius, Altius, Fortius" que podemos traduzir à letra como "Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte" expressa as aspirações do movimento Olímpico, incentivando todos os seus membros a superarem-se em conformidade com o espírito Olímpico.
Hino Olímpico
O hino Olímpico foi aprovado na 55º. Sessão do Comité Olímpico Internacional, em 1958, em Tóquio, tendo sido criado por Spiros Samara.
Chama e Tocha Olímpica
A chama Olímpica simboliza um dos rituais mais emblemáticos do movimento Olímpico. Alguns meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos, a tocha Olímpica percorre uma série de países, passando de mão em mão, culminando com o acender da Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos, permanecendo a chama Olímpica acesa no Estádio Olímpico até à cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos. Este ritual teve o seu início nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, quando a chama olímpica foi transportada de mão em mão, da antiga Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim.







1 comentários:

Unknown disse...

Olá Galera,

Valendo camisa do filme Todo Mundo Tem Problemas Sexuais + brindes dos filmes participantes

Responda:

“Quais são os principais atores do filme Todo Mundo Tem Problemas Sexuais?”

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template