Justificativa
Em decorrência da obrigatoriedade da implementação da Lei 10.639/03, no contexto político pedagógico das escolas, da necessidade de desconstruir as imagens, atitudes e comportamentos instituídos em relação à história e à cultura das classes populares, em especial a do negro. Propomos a qualificação das relações étnico-raciais na Escola, de maneira a combater o racismo e qualquer forma de discriminação, promovendo a construção de uma identidade étnico-racial positiva, que valorize a presença e a influência da cultura negra na sociedade brasileira.
Objetivo Geral
Refletir sobre a contribuição real do povo negro para a sociedade brasileira, o que referenda, assim, o pluralismo racial e cultural em nosso país. Elevação da auto-estima dos afro-descendentes de nossa escola.
Objetivos específicos
Criar oportunidades para que os alunos, e toda a comunidade escolar conheça a trajetória histórica do povo negro brasileiro na construção de sua cidadania plena;
Oferecer instrumentos ao aluno negro (que é maioria na escola pública), para que seja sujeito de sua própria história, enfrentando de forma crítica os desafios que lhe serão apresentados;
Promover momentos que propiciem a elevação da auto-estima do aluno negro e, consequentemente, a construção positiva de sua identidade étnico-racial;
Sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões relativas ao racismo e à discriminação racial;
Desenvolvimento para as turmas do 1º Segmento:
Sala de Vídeo: será exibido filme “Vista Minha Pele”, ou similar. Os alunos deverão debater sobre o filme, e em grupo, fazer redações que serão expostas no dia 17 de novembro de 2008, no corredor do 1º pavimento.
Sala de Leitura: A professora apresentará aos alunos histórias das lendas africanas e poderá criar atividades como um concurso de poesia, com o tema. Esse material será exposto no dia da culminância.
Recreação: O professor de recreação poderá contar a história da capoeira, sugerir trabalhos sobre esse jogo e convidar um grupo de capoeira para se apresentar aos alunos.
Sala de Artes: A professora da sala de artes, poderá apresentar aos alunos tipos de artes africana e tentar reproduzir essas manifestações com os alunos. Os trabalhos confeccionados serão expostos no dia da culminância.
Animação Cultural: Fará uma oficina de pintura na cerâmica com temas da arte africana, ficará responsável pelos convites e lembrancinhas do evento, ornamentação e caso necessite, pesquisas para auxiliar os professores.
Professores: O Professor poderá apresentará a Lei 10.639/03 aos alunos e incluir o tema do projeto em seu plano de aula, poderá também apresentar trabalhos em cartazes, maquetes, etc.
Exposição: Cada turma e sala extra classe irá montar um stand (mesa) se for o caso, com os trabalhos desenvolvidos para este fim, com desenhos, painéis, cartazes e trabalhos artísticos, tudo será exposto no corredor do 1º pavimento, para visitação dos alunos e comunidade a organização das posições se dará de acordo com a ordem de chegada. Os stands deverão ser arrumados, na sexta-feira à tarde (14/11/08) ou pela manhã no dia da culminância que será no dia 17 de novembro de 2008.
Desenvolvimento para as turmas do 2º Segmento
História – Os professores poderão desenvolver o projeto com as seguintes propostas:
1º Grupo – formado pelas turmas do 6º e 7º anos.
Tema: A história do povo negro brasileiro.
Conteúdo:
A história da escravização do negro e seu envio para o Brasil;
A verdadeira participação do negro na construção da cultura e da identidade brasileira;
Direitos Humanos e personalidades que se destacaram nesse aspecto.
Atividades
Exibição do filme “Kiriku ou Feiticeira”, ou similar, na sala de vídeo.
Trabalhos em grupos para debater textos que falam sobre a discriminação contra os negros no país, em sala de aula.
Produção de cartazes
Geografia
2º Grupo – formado por alunos do 8º ano.
Tema: A história da resistência negra (escravidão).
Conteúdo
Biografia de Zumbi.
A localização do Quilombo dos Palmares e a importância de Zumbi para todos os brasileiros, como símbolo de resistência ao poder colonial.
Atividades
Pesquisa sobre a vida de Zumbi dos Palmares.
Exibição do filme “Quilombo” de Cacá Diegues, 1983, na sala de vídeo.
Debate a partir da pesquisa e do filme, em sala de aula.
Montagem da maquete do Quilombo dos Palmares. Atividade desenvolvida em casa ou em sala de aula, em grupo.
Língua Portuguesa
3º Grupo – formado pelos alunos do 9º anos
Tema: Situação atual do povo negro brasileiro e a construção de sua cidadania.
Conteúdo
O movimento negro na atualidade.
O movimento negro no Brasil.
Resistência negra pós-abolição.
Atividades
Elaboração de um texto a partir da análise de reportagens de revistas e jornais, panfletos e textos que abordem o tema proposto. Serão textos e coletivos, produzidos em sala de aula.
Elaboração de um painel fotográfico de negros de destaque (presente e passado).
Confecção de paródias, raps e poemas sobre o tema. Atividade desenvolvida em grupo, em sala de aula.
Em decorrência da obrigatoriedade da implementação da Lei 10.639/03, no contexto político pedagógico das escolas, da necessidade de desconstruir as imagens, atitudes e comportamentos instituídos em relação à história e à cultura das classes populares, em especial a do negro. Propomos a qualificação das relações étnico-raciais na Escola, de maneira a combater o racismo e qualquer forma de discriminação, promovendo a construção de uma identidade étnico-racial positiva, que valorize a presença e a influência da cultura negra na sociedade brasileira.
Objetivo Geral
Refletir sobre a contribuição real do povo negro para a sociedade brasileira, o que referenda, assim, o pluralismo racial e cultural em nosso país. Elevação da auto-estima dos afro-descendentes de nossa escola.
Objetivos específicos
Criar oportunidades para que os alunos, e toda a comunidade escolar conheça a trajetória histórica do povo negro brasileiro na construção de sua cidadania plena;
Oferecer instrumentos ao aluno negro (que é maioria na escola pública), para que seja sujeito de sua própria história, enfrentando de forma crítica os desafios que lhe serão apresentados;
Promover momentos que propiciem a elevação da auto-estima do aluno negro e, consequentemente, a construção positiva de sua identidade étnico-racial;
Sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões relativas ao racismo e à discriminação racial;
Desenvolvimento para as turmas do 1º Segmento:
Sala de Vídeo: será exibido filme “Vista Minha Pele”, ou similar. Os alunos deverão debater sobre o filme, e em grupo, fazer redações que serão expostas no dia 17 de novembro de 2008, no corredor do 1º pavimento.
Sala de Leitura: A professora apresentará aos alunos histórias das lendas africanas e poderá criar atividades como um concurso de poesia, com o tema. Esse material será exposto no dia da culminância.
Recreação: O professor de recreação poderá contar a história da capoeira, sugerir trabalhos sobre esse jogo e convidar um grupo de capoeira para se apresentar aos alunos.
Sala de Artes: A professora da sala de artes, poderá apresentar aos alunos tipos de artes africana e tentar reproduzir essas manifestações com os alunos. Os trabalhos confeccionados serão expostos no dia da culminância.
Animação Cultural: Fará uma oficina de pintura na cerâmica com temas da arte africana, ficará responsável pelos convites e lembrancinhas do evento, ornamentação e caso necessite, pesquisas para auxiliar os professores.
Professores: O Professor poderá apresentará a Lei 10.639/03 aos alunos e incluir o tema do projeto em seu plano de aula, poderá também apresentar trabalhos em cartazes, maquetes, etc.
Exposição: Cada turma e sala extra classe irá montar um stand (mesa) se for o caso, com os trabalhos desenvolvidos para este fim, com desenhos, painéis, cartazes e trabalhos artísticos, tudo será exposto no corredor do 1º pavimento, para visitação dos alunos e comunidade a organização das posições se dará de acordo com a ordem de chegada. Os stands deverão ser arrumados, na sexta-feira à tarde (14/11/08) ou pela manhã no dia da culminância que será no dia 17 de novembro de 2008.
Desenvolvimento para as turmas do 2º Segmento
História – Os professores poderão desenvolver o projeto com as seguintes propostas:
1º Grupo – formado pelas turmas do 6º e 7º anos.
Tema: A história do povo negro brasileiro.
Conteúdo:
A história da escravização do negro e seu envio para o Brasil;
A verdadeira participação do negro na construção da cultura e da identidade brasileira;
Direitos Humanos e personalidades que se destacaram nesse aspecto.
Atividades
Exibição do filme “Kiriku ou Feiticeira”, ou similar, na sala de vídeo.
Trabalhos em grupos para debater textos que falam sobre a discriminação contra os negros no país, em sala de aula.
Produção de cartazes
Geografia
2º Grupo – formado por alunos do 8º ano.
Tema: A história da resistência negra (escravidão).
Conteúdo
Biografia de Zumbi.
A localização do Quilombo dos Palmares e a importância de Zumbi para todos os brasileiros, como símbolo de resistência ao poder colonial.
Atividades
Pesquisa sobre a vida de Zumbi dos Palmares.
Exibição do filme “Quilombo” de Cacá Diegues, 1983, na sala de vídeo.
Debate a partir da pesquisa e do filme, em sala de aula.
Montagem da maquete do Quilombo dos Palmares. Atividade desenvolvida em casa ou em sala de aula, em grupo.
Língua Portuguesa
3º Grupo – formado pelos alunos do 9º anos
Tema: Situação atual do povo negro brasileiro e a construção de sua cidadania.
Conteúdo
O movimento negro na atualidade.
O movimento negro no Brasil.
Resistência negra pós-abolição.
Atividades
Elaboração de um texto a partir da análise de reportagens de revistas e jornais, panfletos e textos que abordem o tema proposto. Serão textos e coletivos, produzidos em sala de aula.
Elaboração de um painel fotográfico de negros de destaque (presente e passado).
Confecção de paródias, raps e poemas sobre o tema. Atividade desenvolvida em grupo, em sala de aula.
ATENÇÃO: Todo o material produzido deverá ficar exposto no 1º pavimento, para a visitação dos alunos e comunidade, o professor deverá montar seu stand ou colar os cartazes, pelo menos 1 dia antes do evento que será no dia 17 de novembro e deverá retirar este material no dia 24 do mesmo mês. Não poderá ser usado DUREX para colar os cartazes, utilizar cola branca que não irá estragar a parede e é de fácil limpeza.
Avaliação – O Projeto será avaliado ao longo do seu desenvolvimento, observando-se a participação e envolvimento do coletivo da escola e uma possível mudança nas posturas ligadas às questões étnico-raciais.
Referências Bibliográficas
Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras/Cidinha da Silva (org.). São Paulo: Summus, 2003.
Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântida/Organização: Mary Del Priori, Renato Pinto Venâncio. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Escola Plural: Proposta Político-pedagógica da Rede Municipal de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SME, 1995.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U de 10/01/2003.
Kiriku. 1998.71m.Michel Ocelot.
LAMBERT, Jean-Marie. História da África negra/Jean-Marie Lambert – Goiânia, 2001.
Novo dicionário Banto do Brasil – Nei Lopes. Editora Pallas. 2003.
Quilombo. Cacá Diegues, 1983.
ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque pedagógico afro-brasileiro. Editora Mazza: Belo Horizonte. 2006.
Relações Raciais na educação: novos desafios – Iolanda Oliveira, Editora DP&A. Rio de Janeiro. 2003.
Revista: Ciência Hoje – das crianças. Revista de divulgação científica para crianças. Ano 19/Nº. 168/Maio de 2006.
Sarafina, O som da liberdade. 1992. 98m. Darrell James Roodt.
Uma Onda no ar. 2002. 92 min. Helvécio Ratton.
Vista minha pele. 2003.50 min. Joelzito Araújo. Ceert.
20 de Novembro: A consciência nasceu na luta. Baulos Júnior, Alfredo, FTD, 1992.
http://www.sec.ba.gov.br/entrevistas/entrevista5.
htmhttp://www.girafamania.com.br/africano/entrada.africana.html
Avaliação – O Projeto será avaliado ao longo do seu desenvolvimento, observando-se a participação e envolvimento do coletivo da escola e uma possível mudança nas posturas ligadas às questões étnico-raciais.
Referências Bibliográficas
Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras/Cidinha da Silva (org.). São Paulo: Summus, 2003.
Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântida/Organização: Mary Del Priori, Renato Pinto Venâncio. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Escola Plural: Proposta Político-pedagógica da Rede Municipal de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SME, 1995.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U de 10/01/2003.
Kiriku. 1998.71m.Michel Ocelot.
LAMBERT, Jean-Marie. História da África negra/Jean-Marie Lambert – Goiânia, 2001.
Novo dicionário Banto do Brasil – Nei Lopes. Editora Pallas. 2003.
Quilombo. Cacá Diegues, 1983.
ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque pedagógico afro-brasileiro. Editora Mazza: Belo Horizonte. 2006.
Relações Raciais na educação: novos desafios – Iolanda Oliveira, Editora DP&A. Rio de Janeiro. 2003.
Revista: Ciência Hoje – das crianças. Revista de divulgação científica para crianças. Ano 19/Nº. 168/Maio de 2006.
Sarafina, O som da liberdade. 1992. 98m. Darrell James Roodt.
Uma Onda no ar. 2002. 92 min. Helvécio Ratton.
Vista minha pele. 2003.50 min. Joelzito Araújo. Ceert.
20 de Novembro: A consciência nasceu na luta. Baulos Júnior, Alfredo, FTD, 1992.
http://www.sec.ba.gov.br/entrevistas/entrevista5.
htmhttp://www.girafamania.com.br/africano/entrada.africana.html
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