quarta-feira, 14 de maio de 2008

CIEP Carmen da Silva 15 Anos de História


Introdução

O CIEP 377 – Carmen da Silva (Hoje CIEP Brizolão 377 – Carmen da Silva), recebeu este nome em homenagem a jornalista e escritora Carmen da Silva, foi inaugurado no dia 27 de novembro de 1993, sob a direção geral de Nilda Monteiro de Azevedo. Devido ao pedido de afastamento desta diretora, em 15 de dezembro de 2004, foi nomeada para o mesmo cargo a Profª. Patrícia Cristina de Araújo Martins, tendo como Diretora Adjunta: Jane .

A escola fica localizada num bairro que quase não há saneamento básico, com ruas sem pavimentação, próximo ao depósito de lixo municipal e ao rio Bota, que com chuvas fortes transborda. Em dias de chuva fica tudo alagado e com muita lama, dificultando bastante o acesso a escola pelos professores e alunos. A iluminação é precária e a comunidade é extremamente carente.

Quando foi inaugurado, o CIEP tinha quase 500 alunos, as 18 turmas eram cheias. Porém, após o concurso em 1994, apenas uma professora aprovada permaneceu na escola (Jane dos Santos de Miranda), por falta de professores, houve uma grande evasão, ficando cerca de 80 alunos.

Em setembro de 1994, com a chegadas das professoras: Patrícia Cristina de Araújo Martins, Tânia Lopes e Nelcely Burgos, juntamente com a Professora Jane dos Santos, conseguiram realizar um bom trabalho e muitos alunos retornaram. Mas não foi suficiente para suprir a carência de professores que só foi solucionada no ano de 2006 com a chegada de 6 novas professoras.

A escola conseguiu implementar o 2º segmento do ensino fundamental em 2003. Porém a carência de professores também foi o grande problema, pois não havia um único professor com matrícula e ficamos, a cada ano, na expectativa dos professores de contratos ou GLPs escolherem nosso CIEP. No ano passado (2007) recebemos nossa primeira professora do 2º segmento (Profª Maria da Glòria – Geografia), porém esse foi o pior ano de todos os tempos, pois os alunos do segundo segmento tiveram, o ano todo, apenas mais uma professora de GLP (Dalva – História). A direção conseguiu sensibilizar alguns professores de contratos de 2006 que lecionassem como voluntários (Língua Portuguesa – Profª Deise Fernandes da Costa 1º e 2º bim.; Língua estrangeira – Profª Ana Maria Cristina dos Santos Alves, 1º e 2º bim.; Geografia – Prfª Jussanã de Barros Souza 1º e 2º bim.), porém eles não puderam permanecer por muito tempo, conseguiu também a ajuda de um professore, aposentado para lecionar Ciências Prfº Paulo Francisco Neves, 3º e 4º bim, colocou a secretária Ana Maria Lopes de Oliveira – licenciada em matemática para dar aulas também nos 4 bimestres. Mas os esforços não foram suficientes e com esse quadro terrível, muitos alunos pediram transferência.

A direção da escola, vem lutando junto a CRRM-VII, e esta, junto a Secretaria de Educação para solucionar este problema. Esperamos que este ano com a chegada de novas professoras concursadas, possamos fazer do CIEP 377 um estabelecimento de ensino acreditado por sua comunidade pois ela é muito carente e como qualquer outra comunidade, tem direito ao ensino de qualidade e para que isso aconteça é preciso que a escola tenha o seu quadro de professores completos.

O CIEP Brizolão 377 – Carmen da Silva Atende aos alunos do Ensino Fundamental dos 1º e 2º seguimentos. São crianças e adolescentes que vêm para a escola em busca de uma orientação ou como forma de lazer. Por tais motivos à escola se vê atualmente com um grande desafio, o de atender todas as ansiedades e buscas dos nossos alunos.


Justificativa

A Escola está passando por um processo de transição, ela vem crescendo e se adequando aos avanços tecnológicos e vem crescendo ao longo desses 15 anos de existência. Nossos alunos vêm crescendo junto com a escola e, como em toda relação de crescimento obtivemos muitos acertos e erros também. O CIEPB 377 Carmen da Silva, ao longo de 15 anos, busca se estabelecer enquanto uma unidade de ensino de qualidade, não somente na parte didática, mas também nas relações humanas, com o objetivo de uma melhor qualidade de vida tanto para os alunos como para pais, professores e funcionários.


Objetivo

Este projeto visa conhecer e fazer conhecida a história de Carmen da Silva, resgatar a credibilidade da escola junto a sua comunidade, buscar soluções para um melhor desenvolvimento educacional e tornar a escola atrativa e capaz de desempenhar o seu papel frente às mudanças na nossa sociedade.


Desenvolvimento para as turmas do 1º Segmento:


Sala de Vídeo: O Professor poderá exibir gravações dos antigos eventos de nossa escola, levando os alunos a observarem as modificações de nossa U.E. e produzir alguma coisa com os alunos para guardar no Baú do Tempo.


Sala de Leitura: A professora poderá apresentar aos alunos o resumo da histórias de Carmen da Silva e sugerir criações literárias (redações, poesias, contos, rimas, etc) para guardar no Baú do Tempo.


Sala de Artes: A professor da sala de artes, poderá desenvolver trabalhos artesanais com os alunos, para guardar no Baú do Tempo.


Professores: O Professor poderá apresentar a biografia de Carmen da Silva poderá fazer um concurso de redação com o tema “A Escola que queremos” As melhores redações serão colocadas no Baú do Tempo.


BAÚ DO TEMPO: Todos os trabalhos selecionados, ficarão guardados no Baú do Tempo que será aberto daqui a 5 anos, quando o CIEP completar 20 anos de existência.

Animação Cultural – Ficará responsável pela ornamentação e construção do Baú do Tempo.



Desenvolvimento para as turmas do 2º Segmento



Língua Portuguesa – O Professor poderá fazer um concurso de redação com o tema “A Escola que queremos” ou outras criações literárias com o mesmo tema.

História – O Professor poderá apresentar a biografia de Carmen da Silva poderá desenvolver atividades como: trabalhos de pesquisa, cartazes, desenhos, etc. Os melhores trabalhos serão colocados no Baú do Tempo.

Geografia – O professore poderá desenvolver atividades como: trabalhos de pesquisa, cartazes, desenhos, etc, da geografia do bairro. Os melhores trabalhos serão colocadas no Baú do Tempo.

Ciências – O Professor poderá desenvolver trabalhos de pesquisas sobre os riscos da falta de saneamento e sugerir uma pesquisa de bairro sobre a atual situação. Os melhores trabalhos serão colocados no Baú do Tempo.

Evento:

Acontecerá uma cerimônia solene, aonde serão convidados funcionário e alunos que fizeram parte da História do CIEPB 377 Carmen da Silva. Para juntos comemorarmos os 15 anos de existência. Haverá homenagens e apresentações dos trabalhos que serão colocados no Baú do Tempo e este será lacrado, sendo aberto somente em 2013.

Após a cerimônia serão servidos bolos e refrigerantes aos convidados, alunos, funcionários e comunidade.
ATENÇÃO: Os cartazes não poderão ser colados com DUREX, utilizar cola branca que não irá estragar a parede e facilita a limpeza.


Avaliação – O Projeto será avaliado ao longo do seu desenvolvimento, observando-se a participação e envolvimento do coletivo da escola.

Cronograma:
Ÿ Dia 18 de novembro: Início do desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula.
Ÿ Dia 25 de novembro: Os trabalhos deverão ser selecionados pelos professores e entregues à Direção, caso o professor não esteja presente no evento.
Ÿ Dia 27 de novembro: Dia do evento.

2 comentários:

sfigueiredo disse...

Amei ter encontrado registro de uma história de muitos desafios, esperança , perseverança e vitórias!
Parabéns à Equipe do CIEP Brizolão 377 Carmem da Silva, pelo empenho , garra e comprometimento com a Educação.
Um abraço a todos.
Sonia Figueiredo.

Unknown disse...

Hj 12 de agosto 2021 estou lendo esse artigo
A lembrança me tomou por inteira,fui aluna dessa escola no ano de inauguracao e fiz ate a quarta serie lá,toda a dificuldade dos primeiros anos nunca foi percebida
Pq era tao bom o ensino q nao senti a precariedade
Saudosa diretora Nilda monteiro que todos respeitavam e tinham ate medo,mas isso foi no tempo em que professores e diretores eram respeitados
Professoras:Nelcely,Jane,Patricia e Tânia
Fantasticas e fizeram os que lhe foi propsto com exito ,pois so tenho boas lembranças da meneira q fomos ensinados
Saudades de uma epoca em que o Carmem da Silva era referencia mesno com todas as dificuldades de acesso a escola em dias de chiva e de enchentes

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template