“A Agenda 21 reúne o conjunto mais amplo de premissas e recomendações sobre como as nações devem agir para alterar seu vetor de desenvolvimento em favor de modelos sustentáveis e a iniciarem seus programas de sustentabilidade".
Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.
Objetivo
O principal objetivo é conseguir uma mudança de atitude na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente! Os alunos podem ter nota dez nas provas, mas, jogar lixo na rua, desperdiçar água, atear fogo no mato ou qualquer outra ação danosa, sem perceber a extensão desta ação, por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem nada mais urgente há, além de tentar sensibilizá-los e alertá-los.
Objetivos específicos
Oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito;
Desenvolver suas potencialidades e adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitem viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio,
Colaborar para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa;protegendo, preservando todas as manifestações de vida no planeta; e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade;
Mudança de atitudes em relação ao meio que vivemos;
Despertar uma consciência ecológica tanto nos alunos como em toda comunidade escolar;
Identificação do lixo reciclável;
Sensibilização quanto ao desperdício dos recursos naturais;
Incentivar e promover atos de cidadania para o bem comum;
Divulgação da Agenda 21 e Carta da Terra;
Conteúdo:
Agenda 21;
Carta da Terra;
Coleta seletiva com o grupo envolvido;
Reciclagem de papel;
Reciclagem do óleo de cozinha usado;
Campanha de conscientização da gravidade do aquecimento global.
Desenvolvimento para as turmas do 1º Segmento:
Sala de Vídeo: O Professor poderá exibir filmes ou documentários sobre o aquecimento global. Os alunos poderão debater sobre o que foi exibido, e em grupo, fazer redações que serão expostas no dia 05 de junho de 2008, no corredor do 1º pavimento.
Sala de Leitura: A professora poderá apresentar aos alunos histórias relacionadas aos efeitos do aquecimento global e suas conseqüências e poderá criar atividades como um concurso de poesia, com o tema. Esse material será exposto no dia da culminância.
Sala de Artes: A professora da sala de artes, poderá apresentar aos alunos artesanatos com material reciclado. Os trabalhos confeccionados serão expostos no dia da culminância.
Professores: O Professor poderá trabalhar o tema sugerindo trabalhos de pesquisa, cartazes, maquetes, etc, em grupo ou individualmente, em sala ou em casa. Todo material produzido estará exposto para visitação dos alunos e comunidade.
Exposição: Cada turma e sala extra classe irá montar um stand (mesa) se for o caso, com os trabalhos desenvolvidos para este fim, com desenhos, painéis, cartazes e trabalhos artísticos, tudo será exposto no corredor do 1º pavimento, para visitação dos alunos e comunidade a organização das posições se dará de acordo com a ordem de chegada. Os stands deverão ser arrumados, na sexta-feira à tarde (04/06/08) ou pela manhã no dia da culminância que será no dia 05 de junho de 2008.
Desenvolvimento para as turmas do 2º Segmento
História – O professores poderá desenvolver atividades como: mostra de vídeo ou DVD, trabalhos de pesquisa, cartazes, desenhos, etc.
Geografia – O professores poderá desenvolver atividades como: trabalhos de pesquisa, cartazes, desenhos, etc.
Língua Portuguesa – O professores poderá desenvolver atividades como: Redação, poesia, músicas, trabalho de pesquisa, cartazes, desenhos, etc.
Ciências – O Professor poderá desenvolver um projeto de tratamento de água ou de esgoto, trabalhos de pesquisa, cartazes, etc.
Animação Cultural – Desenvolverá o Subprojeto “Reciclagem do óleo de Cozinha” nas turmas do 1º e 2º segmento;
Avaliação – O Projeto será avaliado ao longo do seu desenvolvimento, observando-se a participação e envolvimento do coletivo da escola e uma possível mudança nas posturas ligadas às questões ambientais.
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