segunda-feira, 12 de maio de 2008

Biblioteca Viva 2008

CIEP BRIZOLÃO 377 CARMEN DA SILVA
Projeto da Animação Cultural
Desenvolvido em 2008

BIBLIOTECA VIVA 3º ANO
Tema: Conhecendo Monteiro Lobato


Introdução:

Vale à pena mergulhar nos livros, "habitá-los" como dizia Lobato, crescer e tornar-se leitor. O Escritor Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté, SP. Ele é a expressão máxima da literatura infantil brasileira. Filho do fazendeiro José Bento Marcondes Lobato e de dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato, além de inventor e maior escritor da literatura infanto-juvenil brasileira, tornou-se um dos personagens mais interessantes da história recente desse país.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Objetivos:

Levar os alunos a conhecer o Autor e sua obra e despertar o interesse pela leitura, aumentar o quantitativo de leitores em nossa escola, aumentar o número de visitação em nossa biblioteca com a finalidade de laser e agregar valores morais e intelectuais.

Desenvolvimento:

· Sala de Vídeo: O Professor poderá apresentados filmes do Sítio do Pica-pau-amarelo, com base nos filmes, os alunos poderão fazer atividades como, recontar as histórias pra criação de livros, criação de desenhos e redações, cartazes, trabalhos artísticos, etc. Todo trabalho realizado será exposto no corredor do 1º pavimento no dia 24 de agosto que é o dia da culminância.

· Sala de Leitura: O professor poderá visita à Biblioteca juntamente com os alunos, o trabalho deverá ser direcionado pelo professor e os livros devem ser os da obra de Monteiro Lobato, para que os alunos fiquem bem interados ao tema. Poderá, também, contar a história sobre o autor e desenvolver tarefas com os alunos como criação de desenhos, mini-livros, cartazes, redações, trabalhos artísticos, para exposição.

· Recreação: O professor de recreação poderá apresentar aos alunos, brincadeiras populares, como pique-bandeira, cobra-cega, bola de gude, brincadeiras de roda, etc. Relembrando as brincadeiras que a turma do Sítio do Pica-pau-amarelo brincavam.

· Sala de Artes: O professor da sala de artes, poderá introduzir em sua atividades, o tema do projeto, criando produções artísticas para ficarem expostas no corredor do 1º pavimento.

· Animação Cultural: A partir do dia 05 agosto até o dia 17 de outubro, estará visitando as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos, para divulgar o projeto, contar uma breve história sobre o autor e convidá-los para fazer parte de uma equipe de produção, com a finalidade de montar uma peça teatral, com cenário, figurino e efeitos sonoros, para apresentar no dia da culminância. Estará responsável em produzir os convites especiais, tradicionais e lembrancinhas para a comunidade e autoridades.

· Professores: A parte mais importante do projeto, ficou ao cargo do professor, que é a fixação do tema, a inclusão do tema em seu plano de aula. Ele poderá também, criar (somente com seus alunos), expressões artísticas, tais como: danças, teatro, teatro de fantoche, teatro de sombra, etc. para serem apresentados no dia do eventos.

· Exposição: Cada turma irá montar um stand (mesa) com os trabalhos desenvolvidos para este fim, com desenhos, painéis, cartazes e trabalhos artísticos, tudo será exposto no corredor do 1º pavimento, para visitação da comunidade e será entregue com antecedência o desenho da arrumação dos stands.

· Língua Portuguesa: (2º Segmento) As professoras desenvolverão trabalhos de redação, interpretação, poesia, biografia do Autor e sua obra. Tudo será exposto no corredor do 1º pavimento


Material de apoio:

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato: o precursor da literatura infantil no Brasil
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.
No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Obra do Autor
Literatura Infantil
1920 - A menina do narizinho arrebitado1921 - Fábulas de Narizinho 1921 - Narizinho arrebitado 1921 - O Saci 1922 - O marquês de Rabicó1922 - Fábulas 1924 - A caçada da onça 1924 - Jeca Tatuzinho 1924 - O noivado de Narizinho 1927 - As aventuras de Hans Staden 1928 - Aventuras do príncipe 1928 - O Gato Félix 1928 - A cara de coruja 1929 - O irmão de Pinóquio1929 - O circo de escavalinho 1930 - Peter Pan 1930 - A pena de papagaio 1931 - Reinações de Narizinho 1931 - O pó de pirlimpimpim 1932 - Viagem ao céu 1933 - Caçadas de Pedrinho 1933 - Novas reinações de Narizinho 1933 - História do mundo para as crianças 1934 - Emília no país da gramática 1935 - Aritmética da Emília 1935 - Geografia de Dona Benta 1935 - História das invenções 1936 - Dom Quixote das crianças 1936 - Memórias da Emília 1937 - Serões de Dona Benta 1937 - O poço do Visconde 1937 - Histórias de Tia Nastácia 1938 - O museu da Emília 1939 - O Picapau Amarelo
1939 - O minotauro
1941 - A reforma da natureza 1942 - A chave do tamanho 1944 - Os doze trabalhos de Hércules
1947 - Histórias diversas
Outras obras - temática adulta
1918 - O Saci Pererê: resultado de um inquérito 1918 - Urupês 1918 - Problema vital 1919 - Idéias de Jeca Tatu1919 - Cidades mortas Idéias de Jeca Tatu 1920 - Negrinha1921 - A onda verde 1923 - O macaco que se fez homem 1923 - Mundo da lua 1923 - Contos escolhidos 1924 - O garimpeiro do Rio das Garças 1926 - O choque 1927 - Mr. Slang e o Brasil 1931 - Ferro 1932 - América 1933 - Na antevéspera 1935 - Contos leves 1936 - O escândalo do petróleo 1940 - Contos pesados 1941 - O espanto das gentes 1943 - Urupês, outros contos e coisas 1944 - A barca de Gleyre 1947 - Zé Brasil 1947 - Prefácios e entrevistas 1948 - Literatura do minarete 1948 - Conferências, artigos e crônicas 1948 - Cartas escolhidas 1948 - Críticas e Outras notas 1948 - Cartas de amor



Fonte: http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/

Site de interesse: http://sitio.globo.com

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template